O evento contou com a presença de palestrantes brasileiros e estrangeiros
O diretor executivo do Instituto Soma, André Moraes, participou como palestrante do Connected Smart Cities 2016. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 08 e 09 de junho, e tem como missão “promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo e empresas focando atender as necessidades do cidadão consciente, visando que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes e conectadas”.
O assunto da palestra foi o Domicílio Tributário Eletrônico Municipal (DTEM). O Domicílio Tributário Eletrônico foi instituído pela Receita Federal em 2015 e é a caixa postal dos sistemas eletrônicos de processamento de dados das Prefeituras, Secretaria da Fazenda Estadual e do Ministério da Fazenda. No caso específico do DTEM, o Instituto Soma desenvolve um software que auxilia as prefeituras municipais a instituir o domicílio tributário eletrônico em seus municípios.
A desburocratização é a principal vantagem da adesão ao DTEM, com essa funcionalidade, diversos serviços que só podiam ser resolvidos presencialmente agora são resolvidos pela internet, facilitando tanto para usuário quanto para os gestores.
Sobre o evento
O Connected Smart Cities 2016 reuniu empresas de serviços e tecnologia de ponta, prefeituras, especialistas e pessoas engajadas com a melhoria das cidades do Brasil, buscando soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo para trazer ideias inovadoras para o país.
Além do ciclo de palestras, o Connected Smart Cities 2016 premia negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam alcançar um novo patamar de inteligência e conectividade. São duas categorias: Negócios Pré-Operacionais e Negócios Operacionais. Os negócios vencedores de cada categoria ganharão um consultoria da Urban System, “Diagnóstico Estratégico de Desenvolvimento”, que consiste em um estudo personalizado, de acordo com o setor de suas atividades. O diagnóstico irá abordar um estudo de potencial de mercado.
Principal organizadora do evento, a empresa Sator, criada no ano de 2005, desenvolve plataformas de negócios que promovem encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mapeamentos, pesquisas, mídia online e impressa. Além da Sator, tem patrocínio e apoio da Hitachi, Alstom, Itaipu, Ericsson e mais de 30 empresas.
Texto: Instituto Soma