O Instituto Soma presta serviços técnicos especializados aos municípios para apoiar o Gerenciamento Municipal do Parque de Iluminação Pública, ajudando os municípios a assumirem a gestão de iluminação pública de forma plena.
Serviços prestados pelo Soma
- Cadastramento dos Componentes do Sistema de Iluminação Pública
- Desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública Georreferenciado, incluindo Treinamento, Capacitação e Suporte Técnico
- Suporte ao Sistema de Atendimento Telefônico Municipal e implantação do sistema de atendimento pela Internet para registro, acompanhamento e solicitações para correção de defeitos, melhoria e ampliação
- Apoio técnico na fiscalização para avaliação da qualidade dos serviços prestados pela(s) empresa(s) terceirizada(s) contratada(s) para manutenção, remodelação e melhoramento, modernização e expansão.
- Elaboração de laudos técnicos sobre a qualidade do parque de iluminação pública do município
Resultados Esperados
O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) e metodologias implantadas na prefeitura permitem o constante monitoramento das ações sobre a iluminação pública, possibilitando e viabilizando o exercício da fiscalização e aplicação da legislação.
Além disso, a Prefeitura deverá dispor de meios e metodologias para manter atualizada, de modo contínuo, a Base de Dados (Cadastro Técnico de Iluminação Pública), integrados ao atendimento telefônico e à distribuidora, utilizando seu próprio corpo técnico.
O Sistema Informatizado de Gerenciamento da Iluminação Pública do Município abrange o nível patrimonial, quantitativo, qualitativo, operacional, vinculando cada ponto de iluminação a um número de identificação, com emprego de sistema de geoprocessamento.
Através do domínio de todas as informações, o cadastro e sua constante atualização permitem um gerenciamento eficiente e integrado, possibilitando a elaboração de estudos para a redução dos custos de manutenção e operação, do plano diretor de iluminação, da implantação de técnicas de manutenção preventiva e a elaboração de projetos de ampliação ou de melhoramento das instalações com maior agilidade e precisão.
Além disso, o SIG-IP permite a aferição dos valores cobrados nas faturas de consumo de energia elétrica, possibilita simulações de consumo e poderá subsidiar a avaliação e adequação do contrato de fornecimento de energia com a distribuidora local.
Sistemas para Atendimento à População
O módulo de atendimento do sistema é adequado ao serviço de telefonia já disponível no município pelo número 156. Através do acesso aos recursos do Cadastro do Sistema de Iluminação Pública do município, o módulo de atendimento tem como objetivo o acompanhamento e resposta ao cidadão quando este só
Quando um cidadão solicita correção de defeitos, melhoria ou ampliação da iluminação pública, o módulo de atendimento tem como objetivo o acompanhamento e resposta de tal solicitação, através do acesso aos recursos do Cadastro do Sistema de Iluminação Pública do Município. De tais dados, podem ser extraídos dados para controle, planejamento, emissão de ordens de serviço e relatórios.
As solicitações efetuadas pelos munícipes e encaminhadas para manutenção, denominadas e caracterizadas como Ordens de Serviço (OS) são registradas e tem uma numeração individualizada para acompanhamento da demanda pelo cidadão.
Os prazos para atendimento de cada ordem de serviço de manutenção e a consequente mensuração do desempenho dos serviços, obedecem aos critérios a serem fornecidos pela administração municipal.
As solicitações de emergência são atendidas dentro de prazos a serem estabelecidos, cabendo à equipe da prefeitura a fiscalização e também o encaminhamento quando necessário.
Atendimento pela internet
O Instituto Soma implanta um site onde os usuários podem ter acesso a informações sobre iluminação pública, níveis de disponibilidade do sistema e relatórios pré-formatados de ações realizadas pela administração municipal.
Disponibilizando um e-mail para que os cidadãos possam encaminhar reclamações, sugestões, solicitações de reparos, entre outros. O e-mail tem sistema de resposta automática e tempo de retorno personalizado.
O Instituto Soma informa como é o acesso ao endereço eletrônico disponibilizado.
Cadastramento dos Componentes do Sistema de Iluminação Pública
Dados Gerais para Cadastramento
O Cadastro Técnico de Iluminação Pública é o principal instrumento para a gestão do Sistema de Iluminação Pública. Trata-se do banco de dados que forma a base inicial do conhecimento do município quanto ao seu Parque de Iluminação Pública.
Toda intervenção a ser planejada ou implementada tem como base a informação contida no cadastro, e são construídas rotinas de trabalho pelo município e por empresas contratadas para que a atualização do cadastro técnico seja contínua, com o objetivo de sua constante validação e garantindo a integridade e consistência dos dados e, acima de tudo, de prevenir quaisquer intervenções nos ativos de IP, sem que esta intervenção seja reportada e atualizada no cadastro.
Sendo assim, toda intervenção no Sistema de Iluminação Pública, seja de manutenção, ampliação (expansão) ou modernização, é acompanhada sempre da atualização do cadastro.
A realização do inventário dos pontos de iluminação instrumentaliza a gestão dos serviços de iluminação pública, assim considerado como base para controle da manutenção, projetos, melhoramentos e expansão, bem como a fiscalização do faturamento da energia elétrica consumida mensalmente junto à Concessionária Distribuidora de energia.
Para a realização do inventário e cadastramento informatizado de todos os pontos de iluminação pública pertencentes ao município são utilizados recursos de geoprocessamento.
Incorporação da Base Cartográfica Municipal
Para composição do banco de dados geográfico é utilizada a base cartográfica disponível no município. O mosaico digital (se houver) e a base cartográfica são incorporados ao Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP).
Importação e Conversão dos dados da Distribuidora
Consiste da conversão dos pontos de Iluminação Pública constantes do banco de dados da distribuidora e o respectivo posicionamento no mapa de faces de quadras.
O banco de dados é obtido pelo município junto à distribuidora e serve para comparação e consolidação com as informações colhidas em campo e ainda subsidiando eventual discussão de diferenças junto a distribuidora no que se refere a fatura de consumo de energia elétrica.
Identificação e Cadastro dos Pontos de Iluminação
É percorrida toda a área do município para a coleta das informações para compor o cadastro técnico de iluminação pública com a obtenção de registro fotográfico digital de cada ponto. Essas imagens são atreladas as unidades georreferenciadas no Sistema de Informações Geográficas Municipal.
O cadastramento da localização física é efetuado através de equipamento eletrônico portátil, que permite estabelecer coordenadas geográficas, onde seja possível efetuar e registrar as características de cada ponto de iluminação.
É também efetuada a identificação física de cada ponto de iluminação, preferencialmente nos postes, segundo critérios de numeração e posicionamento previamente acordados entre o Instituto Soma e o município.
Para execução deste trabalho são alocadas tantas equipes de campo quanto necessárias, e cada equipe é composta por um técnico e um auxiliar.
Identificação de anomalias nos equipamentos de Iluminação Pública
De forma concomitante com a identificação e cadastro dos pontos de iluminação são verificadas eventuais anomalias no que se refere ao estado de conservação que se encontram os equipamentos. Havendo qualquer tipo de anomalia, entre elas até mesmo luminária suja ou falta de componente, é registrada para propiciar futuros serviços de reparação. Os dados são compilados em base consistente pelo engenheiro eletricista responsável de forma que possa ser elaborado e apresentado relatório técnico.
Análise e Efetivação do Cadastro de Iluminação Pública
Ao final dos trabalhos de campo, estarão restituídos e georreferenciados todos os pontos de iluminação pública do município, representados no mapa de face de quadras gerado através do SIG-IP.
São avaliadas o total dos pontos de iluminação pública, visando identificar discrepâncias entre os dados coletados em campo e os dados fornecidos pela distribuidora, bem como a adequação dos ativos às normas técnicas aplicáveis.
Os pontos considerados discrepantes ou em desconformidade com as normas técnicas são relacionados para que o município possa tomar oportunamente as medidas necessárias.
Validação do Cadastro de Iluminação Pública pela Distribuidora
Uma vez concluído o cadastro com os novos valores de consumo em quilowatt (kWh), base de consumo de energia elétrica, ele é formalmente entregue pelo município à distribuidora com o pedido de validação. O Instituto Soma fica incumbido de fornecer eventuais esclarecimentos para subsidiar a análise dos dados do cadastro pela distribuidora.
Desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública
Características e abrangência
O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) é implantado a partir das informações do Cadastro Técnico de Iluminação Pública permitindo atualizar, manter, visualizar, pesquisar, analisar, associar, manipular e imprimir informações gráficas e textuais de forma integrada.
Além disso, o sistema é concebido e implantado prevendo futuras integrações com outros sistemas e cadastros da prefeitura, tais como: Obras Públicas, Obras Particulares, Sinalização Viária, Tributário, entre outros.
O sistema permite ainda a visualização, em segundo plano, de imagens, mosaico de imagens ou mapas constituídos por pontos, linhas, polígonos, símbolos e textos, bem como suas respectivas legendas.
Funcionalidades do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP)
O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) é composto por um ou mais aplicativos que serão executados em rede, na condição de cliente / servidor de banco de dados.
Os aplicativos podem ser utilizados em modo concorrente e deverão possuir funções para manutenção das tabelas constituintes Banco de Dados Geográfico, para consulta, gráfica ou por atributos, e para visualização integrada de mapas, imagens, e dados alfanuméricos.
Devem ser usados apenas padrões abertos de armazenamento de dados, garantindo a total interoperabilidade do sistema.
Devem ser garantidos os mecanismos de concorrência adequados, de forma a permitir a atualização concorrente de qualquer dado, inclusive representações gráficas. A garantia de concorrência não se aplica às funções de importação de bases geográficas, as quais serão executadas em lotes, bloqueando o acesso às demais transações.
O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) deve ser controlado por um sistema de controle de acesso baseado em senhas, que controle o acesso às informações por níveis de permissão. Todas as transações que impliquem em alteração na base de dados deverão ser registradas em um arquivo histórico que explicite o usuário, data, hora e valor anterior do campo alterado.
O sistema deve permitir um número de acessos ilimitado. Não deve ser necessária a aquisição de módulos adicionais ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados para sua operação completa.
O sistema deve permitir a integração de plataformas e tecnologias, tendo por objetivo controlar e gerenciar todas as atividades relativas ao funcionamento da iluminação pública, constituindo-se como uma ferramenta de gestão de iluminação pública, propiciando uma visão geral e controle do gestor para tomada de decisões, contendo funcionalidades, como a emissão de ordens de serviço para as equipes de manutenção, controle de estoque, interação com o atendimento telefônico e com portal de acesso à internet além da emissão de relatórios de desempenho que vierem a ser requeridos.
Geração de Mapas
As representações gráficas existentes relacionadas a quadras, lotes, edificações e trechos e vias de logradouros poderão ser selecionados e exportados em formatos ASCII do SPRING, “shapefile” da ESRI Corporation ou DXF da AutoDesk Corporation.
Módulo de Atendimento
O Módulo de Atendimento permite o registro de novas ocorrências pela equipe de atendimento telefônico municipal e acompanhamento de ocorrências registradas pelos munícipes, incluindo indicadores em tempo real de abertura média de ocorrências por dia, semana, mês e ano para medição de qualidade e eficácia do trabalho da equipe de atendimento bem como relatórios detalhados de abertura e solução de ocorrências por data, bairros, e prazo de execução, além de outros indicadores estatísticos. Incluirá módulo de notificação de munícipes para abertura de oorrência para comunicação de previsão de conserto, além de mudanças de estados, incluindo notificações para solicitações de reparo, pedidos de melhoria e casos de solicitações de reparos para pontos contidos dentro de condomínios privados. Adicionalmente, deverá ser possível suspender ocorrências que não possam ser executadas no momento por conta de qualquer impossibilidade técnica, sendo que o munícipe deverá ser avisado sobre motivo da suspensão e nova previsão para conserto. Módulo deverá também oferecer suporte a abertura de ocorrências espacializadas ou não, permitindo neste caso tratamento diferenciado para ambos os casos. Para correta operação deverá ser possível também o controle, diferenciação e ordenação de prioridades de acordo com o tempo disponível para a solução de ocorrência, considerando parâmetros diferentes e editáveis em áreas de configuração para ocorrências padrão e emergenciais, incluindo suporte cálculo de dias úteis e considerando feriados nacionais e municipais.
Módulo de Portal de Internet
O Módulo de Portal de Internet é um site onde serão apresentados mapas de localização de iluminação pública permitindo ao usuário a localização de um deles geograficamente, por identificação, por endereço ou proximidade de pontos de referência. O usuário pode cadastrar alguma solicitação com referência ao iluminação pública e pode iniciar um Chat Online com um operador do sistema do município para tirar dúvidas e fazer solicitações.
Módulo para Emissão de Relatórios Gerenciais
Com o Módulo para Emissão de Relatórios Gerenciais e com o registro de todas as operações realizadas é possível controlar toda operação do sistema através de indicadores e relatórios, a partir de qualquer informação relevante por meio dos critérios de pesquisa a serem adotados pelo corpo técnico do município. Exemplos: emissão mensal de relatório com o consumo de energia elétrica a ser faturada pela distribuidora, controle de prazos de atendimento de solicitações de reparos, indicadores estatísticos, entre outros.
Módulo de Gerenciamento de Materiais
O Módulo de Gerenciamento de Materiais integrado ao sistema, permite o controle de múltiplos almoxarifados, onde os veículos de manutenção tem um controle individualizado do material disponível. Quando ocorre um despacho de uma Ordem de Serviço, o material que falta para a equipe é automaticamente solicitado. O sistema mantém o controle dos materiais aplicados na manutenção para que sejam devolvidos e providenciado o descarte apropriado.
Módulo de Coleta de Informações por Dispositivos Móveis
O Módulo de Coleta de Informações por Dispositivos Móveis é uma aplicação genérica para dispositivos móveis do tipo tablet ou celular que permite a coleta de informações em campo que poderão ser integradas ao banco de dados de pontos de iluminação. Esta aplicação permite a utilização dos recursos de GPS do equipamento para identificação do ponto de iluminação mais próximo da posição em que se encontra. O cadastramento de novos pontos de iluminação pública na posição geográfica corrente e a adição de fotos aos dados cadastrais também são possíveis através deste módulo.
Módulo de Cadastramento e Manutenção Continuada de Pontos de Iluminação
O Módulo de Cadastramento e Manutenção Continuada de Pontos de Iluminação se constitui na parte inicial e básica do sistema onde são inseridos os pontos de iluminação com seu detalhamento. O planejamento da forma e tipo de cadastramento determina a abrangência do sistema e é a base para a obtenção de todas as informações relativas ao inventário de iluminação pública do município. Permite a inclusão de novos pontos, alteração de pontos, exclusão de pontos e pesquisa. A integração com o Módulo de Manutenção, utilizando equipamentos móveis pelas equipes de manutenção, garante a atualização continuada da base de dados e o histórico de todas as intervenções no sistema.
Módulo de Manutenção com Equipamento Móvel
O Módulo de Manutenção com Equipamento Móvel utiliza dispositivos móveis com capacidade para coleta de informações, obtenção de fotografias e determinação de coordenadas utilizando GPS. Os dispositivos móveis operam offline, dispensando a cobertura integral de rede de dados, exigindo a sincronização de dados apenas na saída e chegada às bases operacionais. Os dispositivos permitem manipular mapas e imagens do município e a obtenção de coordenadas, utilizando os mapas disponibilizados. As ordens de serviço deverão ser alocadas por equipe e disponibilizadas nos dispositivos móveis, com a localização das intervenções indicadas no mapa. Durante o processo de manutenção os materiais aplicados são informados para atualização da base e histórico de intervenções.
Módulo de Gerenciamento Operacional
O Módulo de Gerenciamento Operacional é responsável pelo pronto atendimento às solicitações, controle e distribuição da carga de trabalho das equipes e gestão do uso de materiais. Integrado aos módulos de Manutenção, Controle de Materiais e Atendimento possui acesso a todas informações do sistema em tempo real, o que garante a obtenção de indicadores capazes de permitir a gestão otimizada. Alocada uma ordem de serviço, as informações são disponibilizadas para os dispositivos móveis das equipes de campo, os materiais necessários serão identificados e ativadas as requisições necessárias. O módulo também permite a geração de trajetos para coleta de informações da qualidade da manutenção, transferindo para os dispositivos móveis os pontos que serão vistoriados.
Licenciamento do Sistema
O software de gestão é licenciado para uso do município, sem restrição de número de licenças e possibilita a migração de sua base de dados para outro sistema que vier posteriormente a ser adotado. Ao final do período contratual de suporte técnico é fornecido o código fonte do sistema.
Treinamento e Capacitação
O treinamento e a capacitação são conduzidos no nível gerencial e operacional, conforme indicado a seguir:
- Uso do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP), com duração de 36 horas, dirigido aos técnicos responsáveis pela manutenção da base de dados para até cinco técnicos;
- Uso de Aplicativos, com duração de 20 horas, dirigido aos técnicos que farão uso dos aplicativos no atendimento telefônico, complementando o treinamento, para três técnicos.
Suporte Técnico
O Suporte Técnico ocorre após a implantação integral do Sistema para priorizar a validação dos dados e disponibilizar mecanismos eventualmente necessários para uso eficiente do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) e suas respectivas informações pelo período de cinco meses.
Além do suporte técnico ao sistema é oferecido ao município o apoio Técnico e Legal para os seguintes elementos:
- Verificação e acompanhamento para observar se está ocorrendo a atualização do cadastro de forma automática, a cada evento ou intervenção realizada pelo município e empresas contratadas
- Subsidiar a apuração dos valores apresentados nas faturas de consumo de energia elétrica, elaboração de simulações de consumo e outras para avaliação e adequação do contrato de fornecimento de energia com a distribuidora de energia elétrica local
- Apresentar estudos para redução de consumos de energia elétrica e valores pagos para a Distribuidora
- Customização de Relatórios e Aplicações
Transferência de Conhecimentos e Dados
Integram as atividades a obrigatoriedade da transferência de tecnologia e métodos, através de documentos ou de treinamentos, destinados aos funcionários municipais envolvidos na execução dos trabalhos.
Toda a comunicação e transferência de dados, documentos e produtos entre a prefeitura é formalizada por meio de documentos escritos com adequado controle de tramitação.
Direitos e Propriedades
Os aplicativos do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP), desenvolvidos especificamente para atender ao projeto, são de propriedade intelectual do Instituto Soma, e não possuem limite de licença para o município atendido por tais serviços.
Todos os dados e informações levantadas durante o projeto são de propriedade do município. O Instituto Soma mantém o sigilo de todos os dados e informações, não podendo divulgá-las sem a autorização expressa da prefeitura.
Apoio técnico na fiscalização dos serviços de manutenção e expansão do Parque de Iluminação Pública
As atividades de fiscalização dos Serviços de Manutenção, Remodelação e Eficientização (Melhoramento / Modernização) e Expansão do parque de iluminação pública aplicam-se em apurar, uma vez por mês, os Índices de Taxas de Falhas do Sistema de Iluminação. Esses índices serão utilizados na verificação da qualidade dos serviços prestados pela(s) Empresa(s) Terceirizada(s) de Manutenção, Remodelação e Eficientização (Melhoramento / Modernização) e Expansão.
Para a apuração do percentual de deficiências encontrar-se ou não dentro dos limites aceitáveis, a avaliação dos Índices de Taxa de Falha é realizada numa amostragem representativa mínima mensal de 400 lâmpadas.
Em cada avaliação dos Índices de Taxa de Falha serão considerados os seguintes limites:
- A quantidade de lâmpadas apagadas no período noturno não deverá ultrapassar 3%
- A quantidade de lâmpadas acesas no período diurno não deverá ultrapassar 2%
- A quantidade de luminárias em mau estado de conservação, com seu refrator ou refletor sujo, com juntas de vedação ou fecho de pressão inoperantes, não deverá ultrapassar 6%
- A quantidade de luminárias danificadas, defeituosas ou faltando componentes, como por exemplo o refrator, não deverá ultrapassar a 2%
Por solicitação do município, para avaliação geral do parque de iluminação e emissão de Laudo Técnico Conclusivo poderá ser executada inspeção geral, sendo neste caso tomado uma quantidade representativa mínima de 800 pontos.
A equipe técnica do Verificador Independente é composta por dois engenheiros eletricista e um técnico de eletricidade.
É também fiscalizado se os materiais utilizados na execução dos serviços foram adquiridos pela(s) empresa(s) Terceirizada(s) em conformidade com as especificações técnicas de materiais definidas no Termo de Referência de Manutenção, Remodelação e Eficientização (Melhoramento / Modernização) e Expansão, e em observância aos padrões técnicos vigentes.
Em caso de dúvidas em relação aos materiais a serem instalados ou já instalados e que apresentarem algum tipo de defeito, poderão ser requeridos ensaios previstos nas normas da ABNT NBR IEC.