O SomaSIG Gestão Imobiliária é um Sistema de Informação Geográfica aplicado ao mapeamento urbano, que fornece ferramentas para consulta e atualização do cadastro técnico imobiliário, através da manipulação de ortoimagens das áreas urbanizadas. Permite a delimitação, identificação e geocodificação das faces de quadras, eixos de logradouros, com toponímias associada (nomes de ruas, avenidas, travessas, vielas), lotes, conforme parcelamento registrado na Prefeitura e edificações, de acordo com o Código de Obras do Município
Permite também a restituição e georreferenciamento do cadastro imobiliário por quadras e lotes, restituição e georreferenciamento do cadastro de logradouros, atualização de cadastro de unidades imobiliárias, chaveamento entre entidades geográficas e cadastro imobiliário, organização de percurso de campo para a coleta de fotos digitais das fachadas dos imóveis, revisão e auditoria de dados, identificação de divergências e pré-notificação aos munícipes, visualização de setores, quadras, unidades imobiliárias, lotes, trechos e logradouros.
Permite também a geração de mapas temáticos e portal de acesso aos contribuintes.
Funcionalidades do Sistema:
Tela inicial para acesso ao ambiente via Login (usuário e senha);
Acesso multiusuário, com níveis de acesso (Acesso para visualização, acesso para edição, acesso para consulta, etc), sem limite de usuários;
Visão Geral:
O painel principal do sistema demonstra em dois planos principais a Base Cartográfica geral e seus respectivos controles (Zoom, Planos, Resolução), e os dados tabulares de pesquisa, relacionados ao mapa.
Os controles de mapa são customizáveis, e tem funções variadas, detalhadas nos demais itens.
Base Cartográfica:
Oferece suporte para Ortofoto Proprietária, ou base web aberta;
Permite a visualização de dados básicos, como quadras, logradouros, setores, etc.
Ferramenta de Planos:
Permite a Visualização de Planos de informações diversas, totalmente customizáveis. Esta ferramenta gerencial permite ao planejador o cruzamento de dados de Uso de Ocupação do Solo (real e legal), Zoneamento Urbano, dados do Plano Diretor, restrições ambientais, dados históricos, entre muitos outros.
Cada Plano pode ser acionado separadamente, ou em conjunto com outros Planos, permitindo assim o cruzamento de dados.
Plano de Uso do Solo (Residencial, Comercial, Serviços, etc)
Ferramenta de Busca:
Permite a busca multicritério, através de dados do Imóvel (Inscrição, Número, Setor, etc) ou do próprio Contribuinte (Nome, CPF/CNPJ).
Visualização das Buscas:
Após a busca, os dados tabulares e espaciais atribuídos ao imóvel, ou proprietário são demonstrados (Área, Endereço, Dados de tributação, histórico de notificações, pendências, etc)
Permite-se ainda visualizar fachada do imóvel (foto própria ou Street View), e a marcação da área na base cartográfica.
Tecnologia Empregada:
PHP 7 / Laravel 5, Boostrap 3, Angular 4, Ionic 3, PostgreSQL + PostGIS, Nginx
Licenciamento do Sistema
O software é licenciado para uso do Município, sem restrição de número de licenças e possibilita a migração de sua base de dados para outro sistema que vier posteriormente a ser adotado. Ao final do período contratual de suporte técnico é fornecido o código fonte do sistema.
Treinamento e Capacitação
O treinamento e a capacitação são conduzidos no nível gerencial e operacional:
- Uso do Sistema de com duração de 36 horas, dirigido aos técnicos responsáveis pela manutenção da base de dados, para até cinco técnicos;
- Uso de Aplicativos, com duração de 20 horas, dirigido aos técnicos que farão uso dos aplicativos no atendimento telefônico, complementando o treinamento, para três técnicos.
Suporte Técnico
O Suporte Técnico ocorre após a implantação integral do Sistema para priorizar a validação dos dados e disponibilizar mecanismos eventualmente necessários para uso eficiente do Sistema de suas respectivas informações pelo período de cinco meses.
Além do suporte técnico ao sistema é oferecido ao município o apoio Técnico e Legal para os seguintes elementos:
- Verificação e acompanhamento para observar se está ocorrendo a atualização do cadastro de forma automática, a cada evento ou intervenção realizada pelo município e empresas contratadas
- Customização de Relatórios e Aplicações
Transferência de Conhecimentos e Dados
Integram as atividades a transferência de tecnologia e métodos, através de documentos ou de treinamentos, destinados aos funcionários municipais envolvidos na execução dos trabalhos.
Toda a comunicação e transferência de dados, documentos e produtos entre a prefeitura é formalizada por meio de documentos escritos com adequado controle de tramitação.
Direitos e Propriedades
Os aplicativos do Sistema desenvolvidos especificamente para atender ao projeto, são de propriedade intelectual do Instituto Soma.
Todos os dados e informações levantadas durante o projeto são de propriedade do Contratante. O Instituto Soma mantém o sigilo de todos os dados e informações, não podendo divulgá-las sem a autorização expressa da prefeitura.