Pela terceira vez consecutiva representantes do turismo regional participam do Salão de Turismo, maior evento do setor na América Latina, realizado em julho
As atrações turísticas da região que integram o “Circuito Caminhos do Centro-Oeste Paulista”, formado por dez cidades, entre elas Bauru, conquistaram um lugar entre os dez melhores roteiros no 6° Salão do Turismo, realizado entre 13 e 17 de julho, na capital paulista. Resultado de uma parceria entre Coder, Sebrae-SP e Instituto Soma, o Circuito vem se desenvolvendo e, neste evento, alcançou a média de 400 atendimentos incluindo clientes potenciais, imprensa e profissionais do setor de viagens e turismo.
O coordenador de turismo do Instituto Soma, Márcio Langoni, explica que o “Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista” integrou dois espaços diferentes na feira: um reservado para os Circuitos Turísticos paulistas, com apoio do Sebrae-SP, onde uma equipe especializada forneceu todos os detalhes sobre os atrativos dos roteiros da região. A região foi representada ainda no “Mercado Sudeste”, que reuniu os estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Prateleiras, produtos e lousas ambientavam o “mercado”, onde todos os dias os visitantes puderam conhecer os produtos de cada região, aproveitando para degustar pratos e bebidas típicas como a mortadela, vinho e cachaça artesanal da nossa região além de atrações culturais. Neste espaço, o Circuito contou com a parceria da TUR.SP e da Secretaria Estadual de Turismo, sob a coordenação do Instituto Soma.
Na avaliação de Langoni, esta foi a melhor participação do Circuito dos últimos três anos. Ele afirma que os roteiros regionais estiveram lado a lado com roteiros consagrados, como o caso dos mineiros. “Tivemos o mesmo espaço para promover os produtos típicos da nossa região que as famosas cachaças artesanais de Minas Gerais, por exemplo. O grande diferencial do grupo foi a presença dos empreendedores regionais no evento, explicando seus processos de produção e fazendo os seus contatos visando ampliação dos seus negócios”, explica.
Na opinião da consultora do Sebrae, Isa Maria Francischini, “foi uma grande oportunidade para a promoção e comercialização do Circuito Turístico junto ao público consumidor, de maneira organizada, com profissionalismo e elevada qualidade de apresentação”. E ela completa, “isso está de acordo com a filosofia do Sebrae-SP no desenvolvimento do trabalho junto aos Circuitos Turísticos no Estado: trabalhar efetivamente para desenvolver roteiros viáveis, bem comercializados, profissionalizados, com capacidade de autogestão técnica e estratégica”.
Considerado o maior evento do setor na América Latina, o Salão recebe visitantes de várias partes do Brasil e também do Exterior. Este ano, passaram pelo espaço mais de 115 mil visitantes, superando em 6,5% o público do ano anterior. Além do aumento quantitativo, os organizadores comemoraram um salto qualitativo no público, interessado não apenas em conhecer os atrativos da feira, mas em fechar negócios. O 6º Salão do Turismo gerou uma expectativa de negócios de R$ 33,5 milhões para os empresários participantes, num balaço parcial da Rodada de Negócios promovida em parceria com o Sebrae. Os artesãos de todo o Brasil receberam R$ 663,7 mil pela venda de mercadorias nos cinco dias do evento.
Sobre o Circuito
O Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista é formado pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. Entre os principais itens do roteiro destacam-se: cultura, museus, vinícola, ciência, aldeia indígena, rural, pesca e gastronomia (peixes e doces).
Sobre o Salão do Turismo
O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. É promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.
Nesta 6ª edição, os visitantes puderam conhecer os roteiros turísticos das 26 unidades da federação e adquirir pacotes, produtos e serviços para viagens futuras. A iniciativa ainda fomentou a comercialização de artesanato, produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de apresentar manifestações artísticas de diversas regiões do país. O público pôde também assistir a debates e palestras, conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
Texto: Ana M. Ferreira (MTb 22.474)