Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista recebe prêmio da Caixa

Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista, missão cumprida!

Atuação junto à governança foi valorizada pelo Instituto Soma

Soma foi determinante para a estruturação e a sustentabilidade de Circuito turístico regional e recebeu elogios de parceiros em sua despedida.

No dia 31 de outubro o Instituto Soma emitiu comunicado à rede de cooperação que constrói a ação de desenvolvimento regional “Caminhos do Centro-Oeste Paulista” informando o encerramento dos seus serviços em função do gerenciamento do Circuito Turístico (link abaixo).

Dentre as muitas contribuições da instituição nestes anos, recentemente mereceram destaque a viabilização do “Projeto de Sinalização de Orientação Turística para o Circuito”, a formalização da associação de empreendedores do Circuito, o Informativo, além de parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Macatuba, Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista, a CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bauru, a UNIP Bauru, ASSENAG Bauru e MDL Construções.

O Instituto Soma assessorou ainda a SETUR-SP e a SMDE da Prefeitura de Bauru no Programa Roda SP no Circuito, no início deste ano e gerenciou o espaço do Circuito na última edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, uma realização do Ministério do Turismo, quando o roteiro regional esteve representado entre as dez melhores atrações do estado de São Paulo no evento.

Melhor prática de gestão regional segundo a CAIXA

A atuação do Instituto Soma no gerenciamento do Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista foi classificada como a melhor prática de gestão local vinculada à Superintendência Regional de Bauru da CAIXA no Prêmio “CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2013”.

O trabalho em função do desenvolvimento do turismo regional por meio de parceria público-privada com participação social foi selecionada como a melhor dentre todas as práticas vinculadas aos 95 municípios integrantes da GIDUR Bauru. E representou, ainda, a Região Sudeste do Brasil na 2ª etapa do prêmio.

Abaixo mensagens de parceiros sobre este momento em que o Instituto Soma encerra a sua missão em função desta ação de desenvolvimento regional.

“Amigos do Instituto Soma, este comunicado nos remete ao passado e nos deixa com saudades de todo o processo trabalhado e conquistado.

Temos orgulho de tudo que foi construído e da ousadia de termos enfrentado este desafio.

Vocês foram empreendedores. Grande abraço a todos e reais agradecimentos pelos momentos que estivemos juntos”.

Ricardo Coube, Diretor do Grupo Tiliform.

“Quero oficialmente agradecer a parceria e o aprendizado que tivemos nesses anos de atividades conjuntas para alavancarmos o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista.

E espero tê-los sempre como parceiros, quem sabe em outras empreitadas”.

Milton Debiasi, Gerente do SEBRAE-SP Bauru.

“Durante todos esses anos o Instituto Soma literalmente somou sua contribuição na promoção do desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos no Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista. O governo de Agudos parabeniza o Instituto Soma pela contribuição fundamental dispensada ao Circuito no período da parceria”.

Everton Octaviani, Prefeito de Agudos.

“Expresso-me nesta curta mensagem na condição de empreendedor, proprietário do Santa Isabel Ruraltur. Li hoje com tristeza a mensagem de afastamento do Instituto Soma em relação aos destinos da Associação. Mas, ocorreu-me, como diz o ditado popular, que há males que vêm para o bem. Sem a tutela do Instituto Soma, com certeza, vamos crescer mais depressa”.

Nelson Paschoal, empreendedor do Santa Isabel Ruraltur.

Texto: Instituto Soma

COMUNICADO IS À GOVERNANÇA – 31-10-2013