O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SomaSIG IP) funciona em ambiente web, implantado a partir das informações do Cadastro de Iluminação Pública local, sobre base cartográfica gratuita, ou proprietária.

O sistema é concebido e implantado prevendo futuras integrações com outros sistemas e cadastros da prefeitura, tais como: Obras Públicas, Obras Particulares, Sinalização Viária, Sistema Tributário, entre outros.

O SomaSIG IP é dividido em 4 grandes Módulos:

Soma SIG IP copy

Características gerais do Sistema

O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) é composto por uma série de aplicativos executados em rede.

É controlado por um sistema de login baseado em senhas, com acesso às informações por níveis de permissão. Todas as transações que impliquem em alteração na base de dados são ser registradas em um arquivo histórico que explicite o usuário, data, hora e valor anterior do campo alterado.

Visão Geral:

Login

Acesso ao ambiente via Login (usuário e senha);

Acesso multiusuário, com níveis de acesso (Acesso para visualização, acesso para edição, acesso para consulta, etc)

Módulo de Atendimento ao Cidadão:

Ocorrencias

O Módulo de Atendimento permite ao Cidadão cadastrar uma ocorrência diretamente pelo site da Prefeitura, identificando-a pelo número de cadastro do poste, ou ainda diretamente em mapa.

A ocorrência é categorizada (Lâmpada apagada, quebrada, problemas no poste, oscilação, etc), e um protocolo é gerado automaticamente ao cidadão. Com o protocolo, ele pode consultar o andamento do pedido pelo próprio site. Pode ser ainda integrado aos sistemas de atendimento telefônico da Prefeitura.

Após o registro, a ocorrência é direcionada ao Módulo Operacional, chegando diretamente as equipes de campo via Tablet. Todas as ocorrências registradas vão ainda compor o Módulo Gerencial, sendo passíveis de acompanhamento – prazo de execução, equipe responsável, categoria, etc.

Todas as ocorrências são espacializadas em mapa.

Módulo Gerencial:

Este módulo permite visualizar, planejar e acompanhar todas as ocorrências do sistema. Divide-se basicamente nas ferramentas de acompanhamento gerencial através de Relatórios Gerênciais de ocorrências, no acompanhamento através da geração de mapas temáticos, e na gestão dos materiais (almoxarifado).

Através da ferramenta de Relatórios Gerenciais, permite o cruzamento de todos os dados do sistema, de modo que se possa traçar parâmetros de acompanhamento e eficiência do sistema. Através de filtros, permite que se visualize:

  • Total de ocorrências abertas, em andamento, encerradas, atrasadas, e quais equipes são responsáveis;
  • Ocorrência por tipo(Lâmpada apagada, quebrada, problemas no poste, oscilação, etc);
  • Tempo decorrido para atendimento a cada ocorrência;
  • Bairro com mais ocorrências;
  • Origem das reclamações;

Ocorrencias 02 Ocorrencias 01

As ferramentas de geração de mapas permite a visualização de outros elementos externos ao sistema, que de algum modo possam colaborar com o gerenciamento do sistema. São as informnações relacionadas a quadras, lotes, edificações, trechos e vias de logradouros poderão ser selecionados e exportados em formatos ASCII do SPRING, “shapefile” da ESRI Corporation ou DXF da AutoDesk Corporation.

Uma vez que o Sistema é concebido e implantado prevendo futuras integrações com outros sistemas e cadastros da prefeitura, permite que sejam gerados mapas temáticos, demonstrando diversos entes cadastrados, como ocorrências, tipos de lâmpada, bairros, etc.

Mapas

Já as ferramentas de Gerenciamento de Materiais permite diretamente a organização de estoque, acompanhamento de compras, cadastro de fornecedores. Trabalha juntamente com o Módulo Operacional, permitindo a comunicação do estoque com o campo.

Permite o controle de múltiplos almoxarifados, onde os veículos de manutenção tem um controle individualizado do material disponível. Quando ocorre um despacho de uma Ordem de Serviço, o material que falta para a equipe é automaticamente solicitado. O sistema mantém o controle dos materiais aplicados na manutenção para que sejam devolvidos e gerencia o descarte apropriado.

Materiais

Módulo Operacional:

O Módulo Operacional é responsável pelo pronto atendimento às solicitações, controle e distribuição da carga de trabalho das equipes e gestão do uso de materiais. É integrado aos Módulos Gerenciais e de Atendimento ao Cidadão, possuindo acesso a todas informações do sistema em tempo real, o que garante a obtenção de indicadores capazes de permitir a gestão otimizada.

Assim que é alocada uma ordem de serviço, as informações são disponibilizadas para os dispositivos móveis das equipes de campo, já listando os materiais necessários para a ocorrência.

O módulo também permite a geração de trajetos para coleta de informações da qualidade da manutenção, transferindo para os dispositivos móveis os pontos que serão vistoriados.

Gestao de Ocorrencias

Módulo de Cadastro e Projeto:

O Módulo de Cadastro constituí-se da parte inicial e básica do sistema, permitindo que sejam inseridos os pontos de iluminação com suas respectivas características.

O cadastro pode ser feito através da importação de dados existentes, mediante auditoria interna e em campo, ou totalmente em campo – uma vez que o sistema comunica-se com dispositivos Mobile com as equipes de campo.

Todo ponto de iluminação cadastrado é identificado, fotografado, categorizado e georreferenciado.

O Módulo de Projeto permite por sua vez, que sejam incluídos pontos previstos, como novos loteamentos, praças, etc.

 

Tecnologia Empregada:

Codeiginiter 3 + PHP 5.6 / PostgreSQL 9.4 / PostGIS / GDAL / Tilemill  / Apache 2.0 / Bootstrap / Openlayers 3 (Map) / HTML5 / CSS3

 

Licenciamento do Sistema

O software de gestão é licenciado para uso do Município, sem restrição de número de licenças e possibilita a migração de sua base de dados para outro sistema que vier posteriormente a ser adotado. Ao final do período contratual de suporte técnico é fornecido o código fonte do sistema.

Treinamento e Capacitação

O treinamento e a capacitação são conduzidos no nível gerencial e operacional:

  • Uso do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP), com duração de 36 horas, dirigido aos técnicos responsáveis pela manutenção da base de dados para até cinco técnicos;
  • Uso de Aplicativos, com duração de 20 horas, dirigido aos técnicos que farão uso dos aplicativos no atendimento telefônico, complementando o treinamento, para três técnicos.

Suporte Técnico

O Suporte Técnico ocorre após a implantação integral do Sistema para priorizar a validação dos dados e disponibilizar mecanismos eventualmente necessários para uso eficiente do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP) e suas respectivas informações pelo período de cinco meses.

Além do suporte técnico ao sistema é oferecido ao município o apoio Técnico e Legal para os seguintes elementos:

  • Verificação e acompanhamento para observar se está ocorrendo a atualização do cadastro de forma automática, a cada evento ou intervenção realizada pelo município e empresas contratadas
  • Subsidiar a apuração dos valores apresentados nas faturas de consumo de energia elétrica, elaboração de simulações de consumo e outras para avaliação e adequação do contrato de fornecimento de energia com a distribuidora de energia elétrica local
  • Apresentar estudos para redução de consumos de energia elétrica e valores pagos para a Distribuidora
  • Customização de Relatórios e Aplicações

Transferência de Conhecimentos e Dados

Integram as atividades a transferência de tecnologia e métodos, através de documentos ou de treinamentos, destinados aos funcionários municipais envolvidos na execução dos trabalhos.

Toda a comunicação e transferência de dados, documentos e produtos entre a prefeitura é formalizada por meio de documentos escritos com adequado controle de tramitação.

Direitos e Propriedades

Os aplicativos do Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública (SIG-IP), desenvolvidos especificamente para atender ao projeto, são de propriedade intelectual do Instituto Soma.

Todos os dados e informações levantadas durante o projeto são de propriedade do Contratante. O Instituto Soma mantém o sigilo de todos os dados e informações, não podendo divulgá-las sem a autorização expressa da prefeitura.